Siga-me no twitter: Marcos_Tadeu_C

Capa do livro: DESVENDANDO A LINGUAGEM CORPORAL NOS RELACIONAMENTOS- Adquira o livro pelo telefone 55 38 32235534

domingo, 26 de outubro de 2008

RESUMO P/PROVA MENSAL E BIMESTRAL DO 4° BIMESTRE.

ESQUEMA, GUERRA FRIA: Inicio- Ao final da 2ª Guerra mundial -- Enfraquecimento econômico e político dos países europeus -- Bipolaridade mundial -- Cortina de Ferro -- Ausência de confrontos diretos entre EUA e URSS -- Bomba atômica -- Criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia -- Descolonização da África e da Ásia -- Revolução socialista na China -- Plano Marchal -- Muro de Berlim (Maior símbolo da Guerra Fria) -- Guerra da Coréia -- Guerra do Vietnã -- Revolução cubana -- Questão dos mísseis -- Perestroika e Glasnort -- Queda do muro de Berlim ( maior representação do fim da guerra fria) .


ESQUEMA, REVOLUÇÃO CUBANA: Cuba conseguiu libertar-se da Espanha em 1898 -- país passou a ser quase totalmente dominado pelos norte- americanos -- dominação foi oficializada em 1901, através da imposição da Emenda Platt -- Em 1959, Fidel e Che conseguiram conquistar o poder -- As principais medidas do novo governo foram; • a reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias; • redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos livros escolares e 30% das tarifas de eletricidade; • nacionalização de usinas, indústrias e refinarias. -- Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em janeiro de 1961 -- Em 1962: “Crise dos Mísseis”, O norte-americano John K., ameaçando invadi-la sob a alegação de que os soviéticos tinham ali instalado mísseis -- URSS retirou os mísseis soviéticos, os norte-americanos não invadiram a ilha -- Cuba foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos).

ESQUEMA, REVOLUÇÃO CHINESA: Como vimos, a Revolução Chinesa representou de fato uma mudança de rumos na China nos mais diversos campos: político, econômico, cultural e social. Alguns pontos dão a esta revolução um toque diferenciado: a super população, as dimensões territoriais e a independência em relação a União Soviética já que naquele momento funcionava como mãe do comunismo no mundo (A China só restabeleceu relações diplomáticas em 1989, quando a URSS já se desintegrava). A abertura econômica no final dos anos 70 é vista hoje, como a grande responsável pelo sucesso da revolução. A política não seguiu a economia, mesmo que seus governantes não sejam tão radicais como Mao Tsé -Tung, os anos 80 foram marcados por violentos protestos e repressão, como por exemplo a primavera de Pequim( iniciada por estudantes concentrados na praça da Paz Celestial). A Revolução Chinesa e seus resultados nos deixa uma questão: O atual estágio do capitalismo, com suas discriminações seria menos violento que o socialismo esperimentado pelos povos que esperimentaram tal sistema? Será que estamos caminhando para um termo entre o capital e o social?.
Pomova ou Envie a seus contatos

Vem aí o Lançamento do livro

DESVENDANDO A LINGUAGEM CORPORAL EM TODOS RELACIONAMENTOS - Marcos Tadeu C

Local: Plenário - Câmara Municipal de Moc (ou Prefeitura Municipal - centro de Montes Claros-MG)
Horário: 19:30
Data: 09/05/11 (segunda-feira)


Entrada franca/sorteios de livros

Contamos com vc!

Maiores informações: 0xx38 9804-6580
marcostcj@yahoo.com.br
http://www.marcostadeucardoso.blogspot.com